terça-feira, 4 de outubro de 2011

Viagem ao Chile- Santiago

Que viagem ótima, me surpreendi bastante.Primeiro que é uma viagem com preço bom, avião( fui de LAN, pois é direto do Rio, sem ter que parar em São Paulo) e hotel justíssimos. Lá se gasta mais com passeios que vale super a pena e aqueles ótimos restaurantes.
Bom , vamos começar . Cheguei  domingo á noite, que foi feriado e na segunda foi feriado também, 18 e 19 de setembro, levei alguns pesos daqui pois já sabia que no dia seguinte não abriria nada lá, foi ótimo ter levado pois táxi não aceitava real, o restante trocamos por lá mesmo nas casas de câmbio.
Assim que chegar no hotel que vai ficar , já faça sua programação nos passeios que quer fazer e nos restaurantes que irão para o recepcionista já agendar para você.
Ficamos em Las Condes, um bairro muito bom. No primeiro dia pegamos o mapa de Santiago e saímos para conhecer o centro da cidade, fomos de metrô, é muito fácil, rápido e econômico, achamos melhor do que ficarmos presos ao city tour. E foi muito bom, conhecemos vários lugares legais que não podem ficar de fora.
Aí está o Cerro Santa Lucía, é um visual lindo lá de cima.


Cerro San Cristóbal- é disputada aos domingos pelos santiaguinos, tem uma estátua da Virgem da la Inmaculada Concepción com 14 metros de altura, é linda demais.


para subir até lá tem que pegar um funicular, e depois subir várias escadas.
Palacio La Moneda
Catedral- é linda lá dentro, vale muito conhecer
Mercado Central- tem a famosa centolla

Outros lugares que fomos, Casa de Pablo Neruda em Santiago, Patio Bella Vista- barzinhos legais, museu de belas artes.Isto tudo dá para ir em um dia inteiro, andando bastante, se guiando pelo mapa, é super fácil.
Passeios fora de Santiago:
Valle Nevado- se quiser esquiar, fale na hora que for reservar que quer um dia de ski(mais ou menos 24.000 pesos, fora equipamento e aula de ski se quiser), pois se não te levam para um dia de montanha, que é lindo também, primeiro para para fazer um ski bunda, depois vai para valle nevado , fica um tempinho , mas  não dá tempo  para fazer ski, depois vai a Farellone para almoçar (o restaurante é bem fraquinho, mas não tem outra opção) e por último em El Collorado ( onde andei de teleférico até no alto, é lindo demaaaaaaaaaaais). Este passeio custa mais ou menos 25.000 pesos, pode pagar no cartão, todos os passeios podem ser pagos em cartão.Eles passam antes numa loja para alugar bota, é necessário mesmo se não for esquiar e luvas também.
Não acho legal se atreverem a ir para valle nevado de carro, o ideal é ir com guias pois a estrada é punk.


Valparaiso e Vinã del Mar-é um passeio lindo,dura um dia inteiro também, custa mais ou menos 28.000 pesos.Entramos na casa de Pablo Neruda de lá, que tem uma vista maravilhosa, a visita é guiada por um telefoninho em portugues, que conta a história toda, não deixe de ir, pois é opcional no passeio e pago a parte.



Vinículas- só fomos á Concha Y Toro, que adorei, todos falam que é a mais comercial, com direito a historinha do Casilleiro del Diabo, mas é super legal e tem vinhos com preços maravilhosos.






Restaurantes imperdíveis:
- Astrid Y Gaston- fica em providência, é um restaurante mais chique, o atendimento maravilhoso e a comida maravilhosa, a sobremesa nem se fala.Tive até que tirar uma foto com o chef Enzo Marin.



- Aqui Esta Coco- fica em Providencia , a comida e a sobremesa também uma delícia, e a decoração do lugar é muito legal, alto astral.


Giratório- fica em providencia, o restaurante tem um visual lindo e o nome já diz , ele fica girando e  temos  a visão toda lá de cima.Vale mais pelo visual e pela música romantica do que pela comida, que é boa, mas não maravilhosa,mas tem que  conhecer.



ComoÁgua para Chocolate- no dia que for ao pátio bella vista ou ao Cerro San Cristóbal pode aproveitar para ir lá, te falo que foi o segundo melhor prato que comi,o primeiro foi no Astrid Y Gaston.O restaurante é mais simples, foi o único destes que fomos no almoço, nem precisou de reserva.



Dica: assim que chegar em Santiago faça as reservas dos restaurantes, o pessoal do hotel marca. No dia que fizer passeios mais longos, como montanha e Val paraiso, deixe para reservar  a partir das 21:00hs, assim tem mais tempo.
Compras: não fui muito com este foco, mas cheguei a ir ao shopping Arauco, tem ótimas marcas e as lojas de departamento  que são a Fallabela ( gostei muito), Paris ( para criança tem coisas legais). Mas não podemos esquecer que o peso de bagagem para lá é só apenas 23kg ( 1 mala) e a de mão que pode chegar a 8kg se for de LAN, a Gol acho que é 5kg.

continuação em breve